terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O Estado pode ser um bom gestor?

Na administração pública brasileira, muito tem se falado de choque de gestão, mas pouco tem se falado de diminuir a atuação do estado na economia e no mercado. A criação de indicadores de várias cores e um sistema de meritocracia mais completo são ações que podem melhorar a administração pública mas existe algo que não pode mudar por completo no âmbito público e isso é a relação entre entre causa e efeito, ou em outras palavras, as regras de incentivo. 

Em geral uma empresa privada sente o peso de decisões erradas através de uma diminuição no lucro e isso é suficiente para forçar essa empresa a procurar identificar pontos de melhoria para mitigar esse problema. Na gestão pública no entanto isso não existe e o que é pior, pode premiar a ineficiência e os gastos excessivos.

No mundo real as pessoas trabalham por incentivos, como exemplo sabemos que muitos alunos só estudam o conteúdo ministrado em aula por causa de uma prova ou teste que pode gerar danos ao seu currículo escolar ou até uma reprovação. A construção de uma praça ou rua pode gerar bons dividendos políticos mesmo que essa praça ou rua não atinja o objetivo de servir da melhor forma a população, ou seja, o custo-benefício da construção dessa obra não é bom, mas mesmo assim a obra é realizada. Para piorar a situação o governo pode ter gasto um dinheiro que não possuía, gerando um aumento na dívida pública. No mundo ideal esse político hipotético seria massacrado e retirado do poder por isso, mas no mundo real não apenas ele é congratulado por essa obra como também ganha votos da população na próxima eleição que será realizada, ou seja, as regras de incentivo no mundo político são quase que invertidas, promovendo o populista gastador e removendo o responsável.

Acredito que o estado possa ser um bom gestor mas tenho plena convicção que remover o estado do cenário geraria um ganho muito maior para a população que poderia gastar o seu dinheiro com empresas que serão forçadas a gerar algum valor ou serviço que realmente valha a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário