sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Porque não usar as mãos?

Conta-se que Milton Friedman em visita a China viu um grande número de homens cavando com pás para construir uma represa. Ele ficou intrigado e perguntou porque não usavam escavadoras ou qualquer máquina de terraplanagem. Um funcionário do governo explicou que usando pás criariam mais empregos, no que Friedman respondeu: "Por que então não usam colheres?" 


Não existe nenhum incentivo real para a produtividade no serviço público, mas não por questão de desinteresse dos funcionários públicos(Em parte!), e sim porque não existe a pressão dos lucros e prejuízos que o serviço privado enfrenta, considerando que não exista governo envolvido. Fica muito claro que o problema não é emprego e sim produtividade, ou seja, uma sociedade rica não é uma sociedade em que todos tem empregos e sim uma sociedade produtiva, se fosse o inverso então devemos destruir todas as máquinas e computadores que existem e voltarmos ao trabalho manual mesmo.

Sendo da área de informática e tendo a vida toda sido doutrinado pela esquerda, vez ou outra sentia que ser efetivo no meu trabalho significava tirar trabalho dos outros. E de fato é verdade, mas a sociedade como um todo ganha com isso, mesmo que alguns trabalhadores percam seu emprego(E muitos temporariamente!), os recursos(dinheiro) serão destinados para outras áreas onde são mais necessários. O raciocínio sobre o funcionamento de uma sociedade deve ser sistêmico e não dividido em grupos de interesse.

A refinaria  Abreu e Lima, uma das muitas obras faraônicas do governo Lula está sem recursos e cheia de problemas na prestação de contas, mas alguns deputados de Pernambuco, preocupados com a próxima eleição, dizem que uma obra desse tamanho não pode parar. Então ficamos combinados assim, quanto maior a obra do estado, menos ela deve ser fiscalizada já que dá emprego para muita gente correto? É um absurdo de proporções inimagináveis e realmente como diz Rodrigo Constantino ainda dizem que quem pensa a curto prazo são os "empresários ganaciosos". Incrível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário