terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Desabafo

O meu desejo pessoal de mudar o Brasil, sabendo do peso dos impostos no meu cotidiano, é parecido com o desejo de muitas pessoas de conseguir uma forma de pagar menos por produtos seja por sites chineses, filmes baixados ilegalmente, amigos que viajam para fora trazendo alguma coisa e etc.

Tenho que pagar esses impostos, não adianta, mas essa atitude me dá vontades espontâneas de reclamar desses políticos esquerdistas que nós temos, mas claro que o efeito disso é que de vez em quando me torno uma pessoa um tanto ranzinza. O que me surpreende é que as pessoas ao meu redor que possuem esse velho jeitinho, são as primeiras a dizer que eu sou chato mas na hora de resolver o seu problema pessoal sempre procuram uma forma legal ou ilegal de resolver a situação.

Para piorar ainda mais dizem que não se interessam por política, sem enxergar que se interessar ou não por política não é uma escolha pessoal, como gostar de futebol ou carros, já que política é um mal necessário e presente na vida de todos. Ainda assim é como sou tratado pelos meus pares. Já vi gente brigando por 2 ou 3 reais numa compra pessoal, mas que se impressiona e me rotula quando fico revoltado com a gestão dos recursos públicos gastos em uma rua de maneira absolutamente inconsequente. Como se um fosse completamente diferente do outro. Quando ainda se cria um ambiente passível de uma boa discussão política, a mesma não pode durar mais de 10 ou 15 minutos, mas claro que já vi discussões sobre futebol durarem turnos inteiros.

O pensamento mais geral é similar a esse: "Vivo num país cheio de ladrão que não tem jeito e nunca vai melhorar, tudo é caro e a corrupção é enorme, no entanto sei que o estado precisa se preocupar com os pobres e fornecer um monte de coisa de graça. Tento viver a minha vida independente disso e quando o meu calo apertar eu tento resolver da maneira mais confortável, uma vez que melhorar o país é impossível."

Posso até ser chato de fato, mas até hoje não encontrei uma só pessoa que fosse declaradamente de direita e realmente compreendesse a gravidade das atrocidades econômicas que são cometidas todo dia no Brasil. Quando eu encontrar essa pessoa e observar o comportamento dela, aí talvez eu possa mudar o meu, até lá, continuarei um pouco ranzinza, infelizmente.

Devo dizer que não sou assim com tudo, já que sei que uma coisa é consequência da outra, ou seja, sei que o custo de muitas coisas que compro não é alto por pura safadeza do vendedor, como muitas pessoas pensam e sim porque as leis elevam exageradamente o custo de praticamente tudo.

Ainda acredito que esse país possa ser melhorado e as poucas pessoas com inclinação para a direita que encontrei são extremamente fatalistas e conformadas. Eu não consigo ser assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário